30 de abril de 2024

Terremoto de magnitude 7,6 atinge Japão e cidades costeiras recebem alerta de ondas que podem chegar a 3 metros

Texto: Redação/Pawe News |
Foto: Divulgação/Interne |

Um forte terremoto com magnitude preliminar de 7,6 atingiu o Japão nesta segunda-feira (1º). O terremoto enviou ondas de cerca de 1 metro ao longo de partes da costa do Mar do Japão, sendo esperada uma onda maior, segundo a emissora pública japonesa NHK.

O terremoto gerou alertas aos moradores para evacuarem algumas áreas na costa oeste, cortou a energia de milhares de casas e interrompeu voos e serviços ferroviários na região afetada.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para as áreas costeiras de Ishikawa, Niigata e Toyama, o primeiro grande alerta desde o terremoto e tsunami de março de 2011 que atingiu o nordeste do Japão.

Um grande alerta de tsunami significa que existe a possibilidade de uma onda de mais de 3 metros. A Rússia também emitiu um alerta de tsunami para as cidades de Vladivostok e Nachodka.

Algumas casas foram destruídas e unidades do exército foram enviadas para ajudar nas operações de resgate, disse o porta-voz do governo, Hayashi Yoshimasa, aos jornalistas, acrescentando que as autoridades ainda estão a avaliar a extensão dos danos.

Mais terremotos fortes na área, onde a atividade sísmica ocorre há mais de três anos, poderão ocorrer nos próximos dias, segundo Toshihiro Shimoyama, funcionário da Agência Meteorológica do Japão.

Em comentários à imprensa pouco depois do terramoto, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, também alertou os residentes para se prepararem para novos desastres.

“Os residentes devem permanecer alertas para possíveis novos terremotos e peço às pessoas em áreas onde se espera que os tsunamis saiam o mais rápido possível”, disse Kishida. “Correr!” avisos amarelos brilhantes brilharam nas telas de televisão aconselhando os residentes em áreas específicas da costa a deixarem suas casas imediatamente.

Imagens divulgadas pela mídia local mostraram um prédio desabou em meio a uma nuvem de poeira na cidade costeira de Suzu e uma enorme rachadura em uma estrada em Wajima, onde pais aparentemente desesperados seguravam seus filhos. O terremoto também abalou edifícios na capital Tóquio, a cerca de 500 km de Wajima, na costa oposta.

Mais de 36 mil residências nas províncias de Ishikawa e Toyama ficaram sem energia, segundo o prestador de serviços. Os serviços de trem para Ishikawa foram suspensos, enquanto as operadoras de telecomunicações Softbank e KDDI relataram interrupções nos serviços de telefonia e internet em Ishikawa e Niigata, de acordo com seus sites.

A ANA do Japão devolveu aviões com destino aos aeroportos de Toyama e Ishikawa, enquanto a Japan Airlines cancelou a maioria dos seus voos para as áreas de Niigata e Ishikawa, e as autoridades disseram que um dos aeroportos de Ishikawa estava fechado.

O terremoto de segunda-feira ocorreu durante o feriado de 1º de janeiro, quando milhões de japoneses tradicionalmente visitam os templos para comemorar o Ano Novo.

*Com informações Reuters

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Artigos

Jerfferson Coronel

Jerfferson Coronel

Uns Dos Maiores Jornalista da Nossa região norte.

Cidades

Brasil