Texto e foto: Divulgação/Assessoria |
Após grande expectativa, os vencedores da 13ª edição do prêmio Comida Di Buteco em Manaus foram finalmente revelados na noite de segunda-feira (13). O grande destaque deste ano foi o prato “Acarajé ó pai ó”, do Point do Acarajé, que estreou com sucesso nesta saborosa competição. Com o lema “Somos Todos Buteco”, edição deste ano contou com a participação de 21 botecos em Manaus.
O concurso, que é dividido em etapas regionais e nacionais, premiou o melhor petisco com base em quatro critérios fundamentais: sabor do petisco, atendimento, temperatura das bebidas e higiene do local. Em todo país, mais de 1.100 estabelecimentos participam da edição mostrando o que há de melhor na gastronomia brasileira.
Os acarajés premiados são um verdadeiro tributo à culinária baiana. Dienne Pereira, criadora da iguaria e estreante no concurso, expressou confiança ao apresentar seu carro-chefe e foi recompensada com a vitória. Segundo ela, a intenção era apresentar o acarajé, prato típico da Bahia aos amazonenses. “Eu criei os mini-acarajés pensando nos petiscos que são servidos nas praias de Salvador e deu certo”, disse.
O pódio da competição gastronômica foi completado pelo “Escondidinho Exibido”, do Garagem do Careca, em segundo lugar, e pelo Patacon Mix, do Miraflores, em terceiro lugar.
Este ano, a edição contou com a participação de 21 concorrentes em diversos pontos da cidade. Guilherme Zonzini, coordenador regional do Comida Di Buteco, destacou a importância do concurso em apresentar iguarias aos amantes da gastronomia e em impulsionar a economia do setor.
“Eu tenho certeza que conseguimos nosso objetivo. O Comida Di Buteco costuma gerar mais de 10 mil empregos diretamente. Emprego de pessoas que foram contratadas para estar ali durante o Comida Di Buteco, seja na cozinha, seja atendendo, seja ajudando na chegada do cliente”, explicou Zonzini.
O campeão regional agora tem a missão de representar Manaus na etapa nacional do Comida Di Buteco. Nesta fase, 30 petiscos de todo o país serão avaliados por outra comissão de jurados específicos. A grande final está marcada para junho, em São Paulo.
O concurso
O Comida di Buteco nasceu em 2000 com o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração. Ao longo desses anos, com legitimidade definimos nossa razão de ser: transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa. Ao longo dos nossos 23 anos, estamos desenvolvendo um importante papel de fomento à cultura e à cozinha de raiz.
Mas por que “Buteco”?
Buteco, com “U”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa acima de tudo simplicidade e autenticidade. Sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração, e esse formato não mudou nada! Ao longo dos anos, o Concurso foi caindo no gosto da galera de outras regiões e fomos conquistando nosso espaço entre esses 25 circuitos. A consequência disso foi que os “butecos” ganharam o Brasil. E o número só cresce!