Texto e foto: Divulgação/TCE-AM |
A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, foi homenageada com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, grau Comendador, em solenidade realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), no auditório da Corte de Contas amazonense, na tarde desta quarta-feira (6).
Além da conselheira, a cerimônia condecorou outras 42 personalidades, entre ministros, desembargadores e advogados, receberam a insígnia que homenageia cidadãos que se destacaram por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho ou prestado relevantes serviços à cultura jurídica e à Justiça do Trabalho, em especial ao Amazonas e Roraima.
A medalha é constituída de seis graus hierárquicos: grão-colar, grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro.
A lista das personalidades homenageadas foi aprovada em sessão ordinária do Tribunal Pleno do TRT-11 no mês de novembro de 2023, a partir de indicações realizadas pelos desembargadores.
A ordem do mérito agracia também servidores públicos, de todos os níveis da administração que, por seus atributos, tenham se tornados merecedores da distinção; instituições e suas bandeiras, pelos relevantes serviços que tenham prestado ao direito do trabalho e a justiça do trabalho; e outras personalidades, nacionais ou estrangeiras, que a juízo do conselho, se tornam merecedoras da distinção.
Estiveram entre os demais homenageados a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Morgana de Almeida Richa, que recebeu o grau grã-cruz, mais alto da hierarquia; o desembargador Durval César Maia, do TRT da 7ª Região e Geraldo Rodrigues do Nascimento, desembargador do TRT da 18ª Região, entre outros.