Texto e fotos: Divulgação/Assessoria |
‘Setembro Amarelo’ é o mês de conscientização sobre a importância do combate ao suicídio e o reforço às estratégias de enfrentamento aos problemas que levam as pessoas à depressão e, consequentemente, a tomar atitudes extremas que as fazem atentar contra a própria vida. Problemas como o do alcoolismo e outros tipos de dependência química, e a necessidade de apoio psicológico e investimentos na prevenção e reparação de danos, levaram a Professora Therezinha Ruiz, durante seu mandato como deputada estadual, a propor e aprovar, a Lei Estadual N°. 5.167/2019, que instituiu o ‘Setembro Amarelo’ no Amazonas. Com a iniciativa, a Professora Therezinha Ruiz, candidata a vereadora pelo União Brasil, estabeleceu no calendário anual do Estado as atividades relativas ao mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com apoio a realização de campanhas, debates e alertas sobre o assunto.
“Em 2019, aprovei a Lei 5.167 que instituiu no Amazonas o ‘Setembro Amarelo’ por entender a importância do debate sobre a prevenção ao problema. Neste mês, em específico, é de extrema importância falar sobre depressão, divulgar as medidas preventivas, realizar palestras sobretudo nas escolas e contribuir com a redução da incidência do suicídio principalmente entre os jovens”, explica Therezinha Ruiz, que pretende, em seu mandato como vereador, propor a criação de núcleos de prevenção à violência doméstica e ao alcoolismo, considerados fatores de risco e desencadeadores de depressão, além de estimular a criação de espaços de lazer e práticas esportivas, como, por exemplo, as academias ao ar livre, que estimulam o convívio social e a melhoria da qualidade de vida.
O Dia 10 de Setembro é oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas é importante que as iniciativas sejam realizadas o ano todo. Atualmente, o ‘Setembro Amarelo’ é a maior campanha anti-estigma do mundo. Em 2024, sob o lema “Se precisar, peça ajuda!”, diversas ações já estão sendo desenvolvidas. Para a Professora Therezinha Ruiz, a Prefeitura de Manaus precisa se integrar a essa discussão e desenvolver atividades que chamem atenção para a temática.
“Falar sobre o tema, realizar debates e campanhas, podem ajudar as pessoas que estão em depressão e pensando em cometer suicídio, daí a minha iniciativa de criar a Lei que visa incentivar a prevenção ao suicídio”, explica Therezinha Ruiz.
A Lei institui o ‘Setembro Amarelo’ no Amazonas e prevê a participação de órgãos públicos, instituições, organizações não-governamentais (ONGs) e sociedade, com ampla divulgação para alcançar o maior número de pessoas.
“O tema, muitas vezes considerado um tabu, precisa ser discutido abertamente para que se possa superar preconceitos e oferecer apoio a quem mais precisa. Também se faz necessário oferecer capacitação gratuita para profissionais de Educação, Assistência Social e Saúde, para a promoção de um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para buscar ajuda”, finaliza a professora.