Texto e foto:; Divulgação /Assessoria |
O Centro de Ensino Técnico (Centec) divulgou nesta segunda-feira (28) a lista dos candidatos aprovados na 4ª edição do concurso de bolsas da instituição. O certame ofereceu aos melhores classificados bolsas de 100%, 50%, 30%, assim como 15% a todos os candidatos externos que não zeraram a prova. Além de propiciar formações com desconto, a ação também arrecadou cerca de 300 quilos de alimentos não perecíveis para doação. Confira a lista dos aprovados ao final.
O estudante Thiago Barroso da Silva, 37, iniciou o curso técnico em Eletrotécnica no Centec, no mês passado, mas já estava decidido a trancar. Atualmente desempregado, ele se viu sem condições de arcar com as mensalidades da formação. Para a sua felicidade, Thiago foi um dos classificados nas três primeiras colocações, garantindo 100% de desconto em todo o curso.
“Me dediquei ao máximo para conseguir a bolsa e não ter que adiar mais uma vez a conquista do meu diploma”, afirma. Após a formação técnica, ele pretende iniciar também a graduação em engenharia. “Com a bolsa que consegui para a formação técnica, vou poder poupar dinheiro para o curso de engenharia”, diz.
O concurso teve 427 inscritos neste ano, um recorde para o concurso. Estavam aptos a participar alunos do Centec ou membros da comunidade externa, sem ligação com a escola. Os três primeiros colocados ganharam a bolsa de 100%. Do quarto ao sexto lugar, o desconto será de 50%. Entre o sétimo e décimo lugar, 30%. Para os estudantes que não zeraram a prova e não são alunos da escola, 15%.
O estudante João Victor Cardoso Lima, 27, trabalhou informalmente na área de informática e decidiu buscar a formação técnica na área para continuar com seu projeto profissional. Ele já era aluno da escola, mas sonhava em poder adquirir uma bolsa para conseguir alcançar seu objetivo de maneira mais confortável. “É uma conquista”, diz.
João já tem planos para seguir na área e cogita até mesmo buscar mercados em outras cidades além de Manaus. “Pretendo lidar com tecnologia integrada a outras áreas do conhecimento. Uma bolsa de 100% vai me ajudar muito e me poupar recurso para uma especialização depois, me tornando um profissional cada vez mais competitivo”, afirma.
Projeto social
Com mais de 15 anos de atuação em Manaus, o Centec é referência no ensino profissionalizante e já formou mais de três mil alunos. A co-diretora, Eliana Cássia de Souza, pontua que o concurso de bolsas surgiu como um projeto dentro do Centec Social, o braço filantrópico da instituição.
“Entendemos que essa é uma ação que contribui para mudar a sociedade, que demanda profissionais qualificados, mas também para mudar muitas famílias, porque é uma pessoa que será transformada pela educação e passará a ter uma renda para ajudar em casa. Nosso propósito enquanto instituição é esse, construir futuros melhores”, comenta.
Além da mudança social do ponto de vista da formação dos alunos, a co-diretora Juliana Nakano ressalta que o concurso de bolsas permite à escola arrecadar alimentos para distribuir a organizações que atuam com pessoas em vulnerabilidade social. Neste ano, era necessário doar um quilo de alimentos não perecíveis para confirmar a inscrição na prova, o que gerou a arrecadação de cerca de 300 quilos.
“Além da ação interna, fazemos também essa ação externa. Isso estimula os alunos a olharem mais para o outro. É uma maneira de a escola ter um papel duplo, o de ajudar na formação de novos profissionais, mas também trabalhar a empatia, o humano. É a nossa contribuição para um mundo melhor”, diz.
Confira abaixo a lista dos dez primeiros classificados. A relação completa dos aprovados está no Instagram da escola (@centecam).
LISTA DE APROVADOS
Bolsas de 100%
1.João Victor Cardoso Lima
2.Kenisson Darley Figueiredo Barbosa
3.Thiago Barroso da Silva
Bolsas de 50%
- Matheus Penha dos Santos
- Daniele Alves Cidade
- Jean Carlos da Silva Souza
Bolsas de 30%
- Abraão Ribeiro Auzier
- Lindsay de Lima Teixeira
- Manuela Monteiro Serafim
- Alicy Souza Ramos