Texto: Divulgação /Agência Amazonas |
Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar |
Mais de 400 alunos de sete escolas da rede estadual de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) e Novo Airão (distante 115 quilômetros da capital) participaram, de uma visita à Fazenda Santa Rosa, localizada no Km 5, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), em uma iniciativa do projeto prioritário Fazenda Escola, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
O projeto, iniciado em 2022, tem como objetivo oportunizar aos alunos da rede estadual a vivência em atividades do setor primário no ambiente rural. As atividades do projeto estão acontecendo desde a última segunda-feira (25/11), e na quarta-feira (27/11) ocorreu o encontro entre os alunos das comunidades localizadas nos dois municípios.
Com visitas guiadas, os estudantes passam a conhecer de perto animais, plantações, sistemas de energia sustentável e biodigestão, além de compartilharem experiências com amigos e professores durante as aulas ao ar livre.
A “Fazenda Escola” integra um dos 13 projetos prioritários do Programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima, em 2021. O projeto segue sob responsabilidade da Coordenação de Educação Ambiental (CEA), da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed) e do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), da Secretaria de Educação.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Esta semana, participaram da visita alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que acumularam ainda mais conhecimentos em Ciências, Biologia, Química, entre outras disciplinas. Para o coordenador da Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru, professor Messias Furtado, o projeto não é atrativo apenas para os estudantes, mas para os professores também.
“O projeto é uma aula a céu aberto, e isso reflete muito o que a Secretaria de Educação tem pregado nas nossas escolas, que nós precisamos romper os muros das escolas, das salas de aula”, ressaltou o coordenador.
A Educação Ambiental foi o principal tema apresentado aos alunos, que, durante a visita aos animais, aprenderam sobre a importância de tratá-los com respeito e cuidado.
Para a aluna Maria Eduarda, 14, do 8º ano do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Prefeito Washington Luís Régis da Silva, do município de Manacapuru, a visita representou o seu primeiro contato com o ambiente rural.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Eu gostei também das abelhas, descobri que elas polinizam o ambiente e que algumas abelhas específicas não possuem ferrão, eu achava que todas as abelhas tinham ferrão e que sem o ferrão elas morreriam” disse aluna, que fez questão de compartilhar os novos aprendizados.
Contato com a natureza
Durante a visita, o aluno Andreson Dias, 14, da Escola Estadual (EE) José Mota, do município de Manacapuru, se encantou com as curiosidades compartilhadas sobre os peixes que vivem na fazenda.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Aprendi que tem peixes que podem ser muito grandes e outros que podem ser muito pequenos, e gostei muito”, ressaltou o jovem afirmando gostar do ambiente rural e que se sentiu muito bem durante a visita.
Para a coordenadora da Coordenadoria Regional de Educação de Novo Airão, professora Neliany Menezes, o projeto também oportuniza aos alunos pensarem em novas possibilidades para o futuro.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Daqui eles vão decidir um futuro para eles, muitos estão se descobrindo nessa área”, afirmou a coordenadora.