Texto e foto: Divulgação/Assessoria |
MANAUS – O musicista e professor da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), João Gustavo Kienen fará dois recitais nos Estados Unidos. Os eventos acontecerão nos dias 17 e 18, na Eastern Kentucky University no Estado do Kentucky. As atividades fazem parte da graduação e mestrado na instituição e consistem em um recital na cidade de Lexington no dia 17 e no dia 18 na cidade de Richmond.
De acordo com o pianista, também serão realizadas palestras e aulas na graduação e mestrado em música. A ida do músico faz parte de um intercâmbio artístico e científico o que lhe garante um ganho como pesquisador no cenário musical internacional. Kienen recordou.
“Em 2023 foi realizada gravação integral da obra para piano da amazonense Lindalva Cruz em parceria com vários pianistas internacionais e edição inédita das partituras dela”, informou.
Já em 2024, sob patrocínio da Fapeam, é realizado o Seminário Internacional de Piano, com ações que já ocorreram em Tefé, Manaus e agora nos EUA.
“São trocas de conhecimentos em intercâmbios necessários já que geram ganhos para a descoberta e preservação de obras como a da pianista amazonense Lindalva Cruz, por exemplo”, observou. “Espero e torço para que mais iniciativas como essas ocorram para o fortalecimento da cadeia criativa da música no Norte do Brasil e especial no Amazonas”, destacou Gustavo.
Biografia
O pianista João Gustavo Kienen é professor da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam). É também doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia. É professor convidado na Eastern Kentucky University (EKU) nos EUA.
Em sua carreira foi homenageado por diversas instituições internacionais como Associazione Carabinieri, na Itália e a Academia Sangetsu, do Japão.
Premiado, o pianista e acadêmico da Ufam foi agraciado com o Prêmio Internacional Verdi, na Itália, em reconhecimento ao seu talento, atuação e dedicação em favor da música clássica.
Além do trabalho no universo acadêmico e artístico da Ufam, João Gustavo integra ainda o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas (Copham).
Incansável, o pianista é reconhecidamente um defensor da cultura amazônica mundo afora.