Texto e foto: Divulgação/Assessoria |
No mês do Outubro Rosa, voltado para a conscientização sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, especialistas alertam as mulheres para os cuidados com a saúde. No Amazonas, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2024, o estado registre cerca de 610 novos casos de câncer de colo do útero e 500 de câncer de mama, os dois tipos mais comuns entre as mulheres na região.
A enfermeira Vanessa Figueiredo, coordenadora do Eixo Comunidades da Afya Faculdades de Ciências Médicas, alerta para esses números e reforça a necessidade de prevenção. “É essencial que todas as mulheres pratiquem o autocuidado e mantenham acompanhamento regular nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), especialmente as que têm mais de 40 anos ou histórico familiar de câncer”, destaca a médica.
Além das consultas de rotina, Vanessa salienta a importância de praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas para reduzir os riscos de câncer de mama. “Sabemos que as mulheres, em sua maioria, são aquelas que mais cuidam dos outros, mas também precisam ser cuidadas”, reforça.
Como parte da campanha Outubro Rosa, esta semana estudantes de Medicina do segundo período da Faculdade Afya de Ciências Médicas de Manacapuru realizaram atividades de orientação na UBS Gabriel Vitor, localizada no bairro Novo Manacá. A ação, feita em parceria com a Secretaria de Saúde do município, inclui uma roda de conversa na sala de espera, onde os pacientes receberam orientações sobre a prevenção do câncer de mama. A atividade será coordenada pela professora de Prática, Tássia Caroline Mendes.