Texto e foto: Divulgação/Assessoria |
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara realizou cerca de 40 atendimentos à população do município, na terceira ação do projeto de extensão “Saúde na Praça”. A iniciativa tem como propósito levar a locais com grande concentração de público atendimento e informações sobre prevenção a doenças. Desta vez, cerca de 12 estudantes do curso de Medicina da instituição participaram da ação em igreja local.
Acompanhados de professores da instituição, os alunos realizaram serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, temperatura e oximetria de pulso. Além disso, tiraram dúvidas e deram orientações básicas de cuidados com a saúde.
A cirurgiã dentista e empresária Floriana Romão, que organizou a ação na igreja onde os alunos atuaram, ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelos alunos durante a visita. “Eles deram orientações de saúde à comunidade primordiais para a prevenção de doenças. Agradeço demais aos acadêmicos que se dispuseram a participar da ação. Tenho certeza que em breve eles estarão no mercado de trabalho como profissionais de excelência”, disse.
O coordenador do “Saúde na Praça”, Nilo Boschilia, explica que o projeto iniciou no semestre passado e esta foi a terceira ação. A proposta, diz ele, é que a iniciativa passe a ser executada uma vez por mês. “Recentemente, concluímos a convocação dos alunos interessados em participar das ações e, agora, iremos executar o calendário de práticas”, frisa.
Segundo a diretora-geral da Afya Itacoatiara, Soraia Santos Tatikawa Campos, o “Saúde na Praça” foi idealizado para que os estudantes de Medicina coloquem em prática os ensinamentos teóricos e aprimorem habilidades importantes para o profissional da área, como a escuta e a empatia. Em contrapartida, a população recebe orientação e atendimento básico de saúde.
Ela acrescenta que faz parte da metodologia ativa de ensino da Afya oferecer aos estudantes a oportunidade de contato com pacientes reais, garantindo uma formação completa.