Projeto Aterro Zero, do Amazonas Shopping, propiciou a destinação correta de 214 ton de resíduos, no trimestre

Texto e foto: Divulgação/Assessoria |

O projeto Aterro Zero, iniciativa desenvolvida pelo Amazonas Shopping para realizar a destinação correta dos resíduos gerados no empreendimento, coletou no primeiro trimestre deste ano mais de 214 toneladas de materiais. São itens como plástico, papelão, metal, vidro, entre outros, que deixaram de ser enviados para o aterro público, beneficiando o meio ambiente e a economia da cidade, pois grande parte dos resíduos vão para reciclagem.

Executado desde 2022, o projeto tornou o Amazonas Shopping o primeiro do segmento, na cidade, a eliminar o envio de resíduos para o aterro. Em 2023, 661 toneladas de materiais entre papelão, plástico, metal, isopor, vidro e papel foram coletados. Além disso, 550 toneladas de resíduos orgânicos passaram pelo processo de compostagem e transformação em ração animal, que foi doada.

O superintendente do Amazonas Shopping, Rafael Saldanha, ressalta que o projeto Aterro Zero faz parte de um conjunto de ações de ESG (Environment, Social & Governance, em português Ambiental, Social e Governança) executadas pelo empreendimento, com a intenção de impactar positivamente na comunidade em que está inserido.

“As ações ambientais são um pilar importante para o shopping. Estamos sempre trabalhando para identificar alternativas que reduzam o impacto do nosso negócio no meio ambiente. Estamos presentes em um estado localizado no meio da floresta amazônica e que tem uma importância mundial. É nosso papel fazer o que for possível para contribuir com a preservação desse ecossistema”, destaca.

Segundo Rafael Saldanha, as atividades de conscientização ambiental são também difundidas entre os lojistas e clientes, criando, dessa forma, uma rede de parceiros. “É imprescindível a participação de todos no desenvolvimento do projeto Aterro Zero, fazendo a separação dos resíduos corretamente para que sejam aproveitados na reciclagem”, disse.

O Amazonas Shopping, diz ele, faz com o apoio de uma consultoria o rastreamento dos resíduos gerados, com a produção de relatórios mensais. “Tudo isso para garantir que, de fato, os materiais tenham a destinação correta”, acrescentou.

Horta – Ainda como parte do projeto Aterro Zero, o Amazonas Shopping transforma os resíduos orgânicos em adubo. Parte do material produzido é doado para a Fazenda da Esperança, localizada na BR 174, que atende pessoas em reabilitação de dependência química.

O restante do adubo é usado em uma horta comunitária criada pelo shopping em parceria com a Escola Municipal Antonina Borges de Sá, no bairro São José. As hortaliças e legumes colhidos são usados no preparo da merenda das crianças e, também, doados para a comunidade do entorno da escola.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Artigos

Picture of Jerfferson Coronel

Jerfferson Coronel

Uns Dos Maiores Jornalista da Nossa região norte.

Cidades

Brasil