ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM |
O público interno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) arrecadou seis toneladas de itens de primeira necessidade e 40 mil litros de água mineral em prol da população do Rio Grande do Sul, vitimada por fortes chuvas e pela cheia dos rios da região.
A mobilização social foi institucionalizada com a edição da Portaria nº. 1477, editada pela presidência da Corte e divulgada no último dia 6 de maio.
Com a campanha “Justiça Solidária” foram arrecadados itens como fraldas descartáveis, alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, artigos de higiene pessoal e outros.
Conforme estabelecido pela Portaria n.º 1477, a gestão do Tribunal organizou pontos de coletas disponibilizados nas recepções de seus prédios, abrangendo Unidades Judiciárias e Administrativas da Corte.
Além de estimular a oferta de itens de primeira necessidade, a campanha também motivou a destinação de recursos financeiros, via Pix, a uma conta específica para este fim, disponibilizada pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul em uma ação em parceria, também, com a Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon).
A ação voluntária emergencial teve a adesão de servidores, magistrados, estagiários e colaboradores do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Todo o material arrecado já foi destinado para o Rio Grande do Sul.
Interior
A campanha “Justiça Solidária” teve a adesão, também, das comarcas do interior do Amazonas, dentre as quais a de Rio Preto da Eva que arrecadou, 3,5 toneladas de ração em prol de animais desabrigados. Conforme dados de ONGs, entre 2 de março, até este último domingo (12 de março), aproximadamente 11 mil animais domésticos foram resgatados de casas afetadas pelas enchente.
A ação solidária em Rio Preto da Eva teve a colaboração de uma empresa do ramo de fabricação de ração – Ração Confiança – que doou 2 toneladas do item para a campanha.