Novo laudo da praia da Ponta Negra, aponta condições similares ao ano de 2012 e recomenda o fechamento temporário para banhista

Texto e foto: Divulgação/CPRM |

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) entregou, nesta sexta-feira (29), ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), laudo extraordinário sobre levantamento batimétrico realizado na praia artificial da Ponta Negra, localizada na Zona Oeste de Manaus. A área ainda apresenta aumento brusco de profundidade em toda a extensão do aterramento, observadas tanto no sentido longitudinal quanto transversal.

O relatório afirma que na cota atual do rio Negro (15,88 metros) a distância entre a margem e a faixa de segurança para banhista é de aproximadamente 15 metros, considerada pelos especialistas muito restrita.

O pesquisador em geociências, Andre Martinelli explica que o fenômeno climático El Ninõ prolonga a intensidade da seca, além disto existe uma consequência advinda do Atlântico norte aquecido. “O nível do rio Negro em Manaus teve uma descida de nível muito acelerada, com redução de mais de 7 metros de coluna d’agua em apenas 20 dias. Quanto mais baixa a cota do rio, menor a distância dos usuários das depressões abruptas”, alerta o pesquisador.

O documento salienta que na análise das estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil- SGB, localizadas no médio e alto curso do rio Negro (São Gabriel da Cachoeira, Tapuruquara, Barcelos e Moura – AM), os níveis estão muito abaixo da média para o período e sem indícios de reversão do quadro no curto prazo, recomendando o fechamento temporário da praia.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Artigos

Picture of Jerfferson Coronel

Jerfferson Coronel

Uns Dos Maiores Jornalista da Nossa região norte.

Cidades

Brasil