Texto e foto: Divulgação/CPRM |
O Serviço Geológico do Brasil divulgou, nesta sexta-feira (29), o 1º Informativo de Alerta da Vazante – SAH Amazonas apresentando um comparativo com os eventos extremos mínimos ocorridos e registrados nas séries históricas de cada estação. As áreas monitoradas abrangem os rios Solimões, Negro, Madeira, Purus e Amazonas. De acordo com as informações geradas, as cidades que se encontram em situação de Seca Excepcional são: Tabatinga no rio Solimões; Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, Negro; e Porto Velho, Madeira. Os municípios de Itapeua, Manacapuru, Manaus, Humaitá, Rio Branco, Itacoatiara e Parintins encontram-se em Seca Severa.
A previsão aponta que dos rios que estão em Seca Excepcional, o Solimões em Tabatinga já atingiu a cota mínima; o Negro em São Gabriel da Cachoeira e Barcelos deve prolongar a vazante até fevereiro de 2024 e o Madeira em Porto Velho na primeira quinzena de outubro. Para os rios em Seca Severa, espera-se cota mínima até a segunda quinzena de outubro.
O informativo indica que na Bacia do Solimões em Tabatinga a cota atual é de -43cm e ocupa a segunda posição de mínima registrada na série histórica. Em Itapeua (2,8 metros) a quarta posição; já em Manacapuru (6,07 metros) a sétima. Na Bacia do Madeira, Humaitá (9,26 metros) ocupa a nona posição. O rio Acre (1,43 metros) chega a oitava mínima registrada. E na cidade de Itacoatiara (3,32 metros) na bacia do Amazonas, está na sexta mínima já registrada.